Edit Template

Tratamentos Dentários

Endodontia

Endodontia

Endodontia trata de todas as lesões que envolvem a polpa (nervo e vasos do dente) e os tecidos que rodeiam as raízes dentárias.

Qual o dente que necessita de Endodontia?

O dente que necessita de tratamento endodôntico (a que se dá, muitas vezes, o nome de “desvitalização”) corresponde a um dente em que a polpa se encontra inflamada (no início, com dor exagerada ao frio) que, ao prolongar-se no tempo, leva à perda da capacidade de defesa e recuperação, tornando essa inflamação irreversível e, nessa altura, com dor prolongada ao frio e ao quente. O abcesso aparece num estado de contaminação dos tecidos, pois a lesão expande à zona óssea envolvente.

Que tipos de tratamentos endodônticos existem?

Tratamento Endodôntico Não Cirúrgico

Após a anestesia do dente, realiza-se uma pequena cavidade no dente. Desinfeta-se os canais radiculares e preparam-se com instrumentos manuais e/ou mecânicos. No final, os canais são preenchidos de uma forma hermética, com materiais próprios, para haver um selamento dos mesmos. A reconstrução definitiva faz-se por meio de uma restauração com compósito ou através de uma coroa dentária.

Tratamento Endodôntico Cirúrgico

Existem casos em que o tratamento dos canais não é suficiente para a cura da lesão, podendo persistir dor ou aumento da lesão óssea, pelo que, nestes casos, pode proceder-se a uma cirurgia endodôntica para salvar o dente. A cirurgia será realizada para remoção dos tecidos inflamados e contaminados que envolvem as raízes e será feito o selamento dos extremos dos canais com material próprio.

Retratamento Canalar

Efetua-se um novo tratamento canalar sempre que o tratamento prévio não está bem executado, tendo falhado o processo de cura. Este tratamento é sempre mais complicado de executar, podendo, mesmo muitas vezes, não se conseguir efetuar, pois depende dos materiais usados num tratamento prévio e se são ou não fáceis de remover para se poder selar novamente.