A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento dentário e essencialmente preventivo na faixa etária compreendida entre os 0 e 16 anos.
Logo no primeiro ano de vida, é explicado aos pais técnicas de escovagem com limpeza das mucosas, cuidados alimentares e escovas e pastas indicadas para serem usadas, tal como orientações em relação a chupeta e biberão. As consultas até aos 3 anos deverão ser anuais, salvo indicações específicas e os tratamentos serão definidos consoante as sintomatologias. Aos 3 anos, já terá a dentição “de leite” completa, pelo que inicia as consultas semestrais. Estas consultas feitas de uma maneira precoce também ajudam a criança a familiarizar-se com o ambiente do consultório dentário, permitindo a tranquilização e colaboração nas intervenções.
Com experiência e formação muito específica para a relação com estas faixas etárias, tal como formação dos pais, o/a odontopediatra cria um ambiente tranquilo e divertido para a relação com o paciente.
Aos pais dará toda informação sobre as principais temáticas:
Colaborarem, principalmente nas primeiras consultas, oferecendo o suporte emocional à criança.
Terem o cuidado de, logo que erupcionem os primeiros dentes, levar os filhos à consulta e procurarem todos os conselhos com a odontopediatra. Começar mesmo com a consulta na gravidez, altura em que estarão muito recetivos à informação.
Ao longo do tempo, e com os conselhos adquiridos, permitir que os filhos tenham uma perfeita saúde oral.