Edit Template

Tratamentos Dentários

Ortodontia

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das más posições dentárias e maxilares.

Consoante a idade, o tipo de má posição, e após o estudo ortodôntico, poderá optar-se por colocação de aparelho removível, aparelho fixo (brackets) ou mesmo com um tratamento cirúrgico (cirurgia maxilo-facial).

Quais os problemas mais comuns ortodônticos da dentição definitiva?

Apinhamentos dentários, a maioria das vezes por falta de espaço que se poderá manifestar num só dente ou mais.

Mordida cruzada lateral, quando os dentes de cima “encaixam” por dentro dos dentes de baixo.

Retrognatismo, quando os dentes superiores estão avançados em relação aos inferiores, tornando-se salientes ou mesmo o queixo muito recuado em relação à face.

Prognatismo, quando os dentes inferiores se encontram à frente dos dentes superiores, podendo mostrar um queixo muito projetado em relação à face.

Qual a vantagem de fazer tratamento ortodôntico?

Melhoria da estética facial e sorriso, permitindo uma melhor harmonia e consequente melhor autoestima do paciente. O alinhamento dentário permite uma melhor higiene dentária, reduzindo a probabilidade de cárie e problemas gengivais. A harmonia dentária e das arcadas maxilares mantém a função muscular e articular saudável, com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral ao longo da vida.

Com que idade se deve fazer o tratamento ortodôntico?

Desde muito cedo se deverá acompanhar a criança (bebé a partir dos 6 meses, quando nascem os primeiros dentes de leite), para, de uma forma preventiva, se intervir, fornecendo alguma informação aos pais para poderem estar atentos. Junto com a odontopediatra, ortodontista e cirurgião maxilo-facial deverão ter o acompanhamento completo para a criança e, quando necessário, fazer algum tratamento. Na infância, podem colocar-se aparelhos removíveis e mesmo tirar dentes de leite antes do tempo para poder fazer um alinhamento precoce, evitando, muitas vezes, mais tarde, tratamentos mais elaborados. Os aparelhos fixos deverão ser colocados quando na boca estão dentes definitivos.

Mesmo o adulto poderá fazer tratamentos ortodônticos, pois as forças aplicadas são suaves, levando os dentes a moverem-se para os sítios desejados e transformando o osso ao seu redor.