A Medicina Funcional é uma evolução da medicina que nos permite atender melhor às necessidades de saúde do século XXI. Ao contrário da medicina convencional, que se concentra no tratamento de sintomas e doenças de forma isolada, a Medicina Funcional adota uma abordagem holística e integrada.
A Medicina Funcional procura identificar e combater as causas profundas das doenças. Em vez de ver o corpo como um conjunto de órgãos independentes, ele é visto como um sistema integrado. Essa abordagem individualizada e centrada no paciente usa dados genéticos, bioquímicos e de estilo de vida para projetar planos de tratamento personalizados.
Na nossa sociedade, cada vez mais pessoas sofrem de doenças crónicas complexas, como diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, síndrome metabólica e doenças autoimunes. A maioria dos médicos orienta para cuidados agudos e tratamento de problemas imediatos. No entanto, a Medicina Funcional concentra-se em abordar as causas subjacentes dessas doenças crónicas.
Em suma, a Medicina Funcional é uma forma de tratamento que vai além dos sintomas superficiais e se aprofunda nas causas das doenças.